
Em março de 1968, representantes da Liga Desportiva de Alagoinhas (LDA),entregaram ao então prefeito Antônio Carneiro a chave simbólica do campo da Liga, gesto que representava o desejo da comunidade esportiva de ver naquele espaço a construção de um estádio de futebol à altura do crescimento da cidade.
Com recursos dos governos estadual e municipal, as obras foram iniciadas no ano seguinte. Aos poucos, surgiu um moderno equipamento esportivo de grandes proporções, considerado, à época, um dos melhores estádios do interior da Bahia.
A inauguração ocorreu em 24 de janeiro de 1971, reunindo autoridades estaduais e municipais, além de um grande público. Para marcar a abertura oficial do novo estádio, foi realizada uma partida entre o Esporte Clube Bahia e o Sport Club Corinthians Paulista. Mesmo contando com o tricampeão mundial de 1970, Roberto Rivellino, o Corinthians foi derrotado por 3 a 1 pela equipe baiana.
O estádio recebeu oficialmente o nome de Estádio Antônio Carneiro, em homenagem ao prefeito que apoiou sua construção. Com o passar dos anos, porém, o equipamento passou a ser carinhosamente conhecido como Carneirão,tornando-se um dos principais símbolos do esporte em Alagoinhas e palco de momentos inesquecíveis para gerações de torcedores alagoinhenses.





