Alagoinhas e a herança de Silva Jardim na luta pela liberdade

O importante prédio do INSS, em Alagoinhas, serve como ponto de referência na localização do bairro Silva Jardim, que é uma ladeira extensa que tem como início e fim a histórica linha férrea. O nome deste bucólico bairro alagoinhense é uma homenagem à Antônio da Silva Jardim, defensor ferrenho das liberdades e da República brasileira. Nascido no Rio de janeiro, quando o Brasil ainda era uma monarquia portuguesa, logo cedo demonstrou insatisfação com a forma de governo e as injustiças sofridas pelos povos escravizados.

Aos 30 anos, usava sua condição de jornalista e advogado para conscientizar a população sobre a importância da República e o fim da monarquia.

Conhecido por sua postura radical na defesa da libertação dos escravos, percorreu diversas províncias e, com seus discursos apaixonados, contagiava à todos com a ideia de um Brasil livre e moderno.

Com a Proclamação da República nosso jovem idealista se envolveu na política, e a desilusão com os rumos do governo logo se apresentou. Silva Jardim passou a ser perseguido e difamado. Desencantado e abalado emocionalmente, decidiu fazer uma viagem para descansar. Em visita a Pompéia, na Itália, fez uma excursão ao Monte Vesúvio, mas uma fatalidade se abateu. Durante o passeio, ocorreu um tremor de terra e e nosso bravo brasileiro caiu numa fenda do vulcão e desapareceu.

Em dias como os de hoje, onde a democracia é alvo de ataques constantes, é importante manter viva a memória daqueles que defendem a soberania e a liberdade do povo brasileiro.

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista