Alagoinhas sai na frente e se torna a primeira cidade do Nordeste a disponibilizar uma multiplataforma digital para o pagamento do IPTU 2025. A novidade permitirá ao contribuinte quitar o tributo de forma rápida e segura via PIX com QR Code dinâmico, Débito Direto Autorizado (DDA) ou código de barras tradicional, diretamente pelo celular, em qualquer banco, carteira digital ou fintech. A campanha de arrecadação começa na próxima quarta-feira, 3 de setembro.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Antônio Lins, a iniciativa representa um marco no investimento em tecnologia e inovação para facilitar a vida do cidadão.
“A partir deste ano, mesmo que não tenha o boleto, o contribuinte poderá efetuar o pagamento pelo aplicativo do seu banco. Não há nenhuma cidade na região que ofereça este serviço”, destacou.
Além da praticidade e agilidade, o IPTU Digital traz benefícios ambientais, como a redução do uso de papel, conforme ressaltou o prefeito Gustavo Carmo:
“Estamos construindo uma cidade mais moderna, consciente e sustentável, ao adotar tecnologias que reduzem o desperdício e tornam a gestão mais eficiente”.
Descontos e benefícios
Em 2025, os contribuintes terão 13% de desconto no pagamento à vista e 3% em até quatro parcelas. A economia com impressão e distribuição de boletos foi revertida em benefícios ao cidadão.
O sistema, desenvolvido em parceria com a empresa uGet, utiliza a plataforma Bolepix DDA, que atualiza automaticamente valores de guias, aplicando descontos, juros ou multas em tempo real, sem necessidade de reemissão. O contribuinte também pode optar por receber as guias por e-mail, facilitando a organização e evitando atrasos.
Para quem tiver dificuldades no uso da ferramenta digital, a Secretaria da Fazenda disponibiliza atendimento presencial no Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), localizado no Shopping Laguna, em Alagoinhas Velha.