Alagoinhas inova e lança IPTU Digital: primeira cidade do Nordeste com multiplataforma de pagamento

Alagoinhas sai na frente e se torna a primeira cidade do Nordeste a disponibilizar uma multiplataforma digital para o pagamento do IPTU 2025. A novidade permitirá ao contribuinte quitar o tributo de forma rápida e segura via PIX com QR Code dinâmico, Débito Direto Autorizado (DDA) ou código de barras tradicional, diretamente pelo celular, em qualquer banco, carteira digital ou fintech. A campanha de arrecadação começa na próxima quarta-feira, 3 de setembro.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Antônio Lins, a iniciativa representa um marco no investimento em tecnologia e inovação para facilitar a vida do cidadão.

“A partir deste ano, mesmo que não tenha o boleto, o contribuinte poderá efetuar o pagamento pelo aplicativo do seu banco. Não há nenhuma cidade na região que ofereça este serviço”, destacou.

Além da praticidade e agilidade, o IPTU Digital traz benefícios ambientais, como a redução do uso de papel, conforme ressaltou o prefeito Gustavo Carmo:

“Estamos construindo uma cidade mais moderna, consciente e sustentável, ao adotar tecnologias que reduzem o desperdício e tornam a gestão mais eficiente”.

Descontos e benefícios

Em 2025, os contribuintes terão 13% de desconto no pagamento à vista e 3% em até quatro parcelas. A economia com impressão e distribuição de boletos foi revertida em benefícios ao cidadão.

O sistema, desenvolvido em parceria com a empresa uGet, utiliza a plataforma Bolepix DDA, que atualiza automaticamente valores de guias, aplicando descontos, juros ou multas em tempo real, sem necessidade de reemissão. O contribuinte também pode optar por receber as guias por e-mail, facilitando a organização e evitando atrasos.

Para quem tiver dificuldades no uso da ferramenta digital, a Secretaria da Fazenda disponibiliza atendimento presencial no Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), localizado no Shopping Laguna, em Alagoinhas Velha.

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista