Alagoinhas preserva a memória de Manoel Pinto de Aguiar

Alagoinhas é celeiro de nomes ilustres na história do desenvolvimento da Bahia. Um deles foi Pinto de Aguiar, importante liderança pública, empenhado no processo de modernização de sua terra natal.

Manoel Pinto de Aguiar nasceu em 7 de março de 1910, na cidade de Alagoinhas, e logo cedo se destacou como liderança comunitária, afirmando que “acreditava na política como vocação para servir”. Foi com esse ideal que procurou conduzir toda a sua vida pública.

Graduado em Direito, também foi economista, professor, escritor, gestor e grande empreendedor de políticas públicas urbanas. Ocupou cargos de destaque como diretor da Caixa Econômica Federal, Petrobras, Eletrobras e Itaipu Binacional, onde desenvolveu importantes projetos. Atuou ainda como secretário de Finanças de Salvador, criando o Parque Cruz Aguiar (no Rio Vermelho) e o bairro Jardim Lobato.

Ativista cultural, foi membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Carioca de Letras. Ligado ao movimento modernista baiano, fundou o Centro de Estudos Baianos. Seu maior legado foi demonstrar as possibilidades de práticas políticas que alinhem planejamento urbano, ambiental e cultural, impulsionando transformações reais e positivas para garantir acessibilidade a toda a população.

Alagoinhas preserva sua memória, homenageando-o com seu nome em ruas e monumentos públicos espalhados pela cidade.

Pesquisa e História: Railda Valverde

Veja também