Você costuma ficar ansioso, tenso ou angustiado quando alguém diz: “tenho algo pra te dizer depois” ou “precisamos conversar, depois te digo”?
Costuma também ficar tenso quando alguém simplesmente se cala, “fecha a cara” e espera que você deduza o que a incomodou?
Em todos esses casos, meias palavras não bastam! A pessoa que se sente ansiosa tem algumas tendências:
- Achar que tudo é sobre, ou contra, ela.
- Pensar que coisas muito ruins vão acontecer.
- Sentir-se muito angustiada ou paralisada com o excesso de pensamentos sobre o assunto incompleto.
Então, se você é a pessoa que faz suspense, cuidado! Você pode estar intensificando os processos de ansiedade de alguém e potencializando sintomas desagradáveis.
Se você é a pessoa que se sente ansiosa, tente não hiperfocar caso alguém tenha essa atitude com você. Continue fazendo suas atividades e, no momento em que a conversa tiver que acontecer, ela vai acontecer.
Sei que parece bobagem falar, mas de nada adianta criar hipóteses, defesas e estratégias para uma conversa que AINDA NÃO ACONTECEU. Pode não ter nada a ver com você, pode não ser nada demais e pode até nem acontecer.
Conecte-se com o momento presente e com seus afazeres. Preserve seu bem-estar e sinalize para as pessoas que têm esse hábito o quanto e como agir dessa forma te afeta.