Não, não são farinha do mesmo saco! São farinhas parecidas, mas não são iguais e não tem a mesma origem. Li certa vez – e nunca saiu da cabeça- que onde há compaixão não precisa existir autoestima. Talvez, poderia dizer que a autocompaixão é anterior a autoestima e já emendaria com a crítica a essa ideia de que todo mundo TEM QUE ter autoestima elevada.

Toda vez que alguém TEM QUE alguma coisa, ele cai em um labirinto. Criaram um checklist pra essa autoestima ser validada: gostar do seu corpo e cabelo como são, não depender de relacionamentos, gostar daquilo que produz, praticar autocuidado e não ligar para a opinião alheia.
E me parece que se cria então um novo padrão e mais uma vez caímos numa cilada. Quando se tem autocompaixão você gosta de si mesmo e se aceita em suas várias versões, em seus dias diferentes, estando como estiver. A vaidade me parece algo ligado a estética, ou a aspectos egocêntricos, sejam eles físicos, intelectuais, ou de coisas materiais.
É possível se aceitar e se gostar e ainda assim querer mudar algo em você. É preciso se acolher em dias difíceis, reconhecendo sua vulnerabilidade, mas criar ações para sair disto e viver de forma mais satisfatória.
Acredito que a busca pelo equilíbrio entre essas três palavrinhas traz um bom mix de “farinhas”. Queremos sim nos gostar esteticamente, queremos sim atribuir valor ao que construímos intelectualmente e em termos de coisas materiais.
O que eu acho mais importante disso tudo é não perder a autocompaixão nos momentos mais desafiadores. Quando, por exemplo, a gente tirar uma foto no espelho e não se achar bonita, como me achei nessa. Quando a gente questionar a si mesmo se quem somos é suficiente, quando estivermos em frente a novas versões de nós, que podem ser passageiras eu duradouras.
Aceitar, acolher e agir.
Eu escolhi essa foto, porque estava num lugar lindo e, ao me ver no espelho, me achei bonita, merecedora do que estava vivendo. Lidei com sensações desagradáveis deixando que elas passassem por mim. Aceitei, acolhi e fui viver meu dia.




