Como Parar de Esperar o Momento Certo e Viver o Agora!

“Qual convite a vida está me fazendo agora?”
É muito comum a ideia de que “ansiedade é pensar demais no futuro”, mas que futuro é esse?

Considero que futuro é tudo aquilo que está na fantasia, que ainda não aconteceu, independente do tempo de distância para tal. As vezes é o minuto seguinte, as vezes é daqui a 10 anos.

Quando algo dá “errado”, existe um convite sendo feito e você precisa se perguntar qual é esse convite, para que aceite com mais resiliência. Sim, a aceitação é o que te permite entrar no fluxo e olhar com curiosidade para aquilo que não saiu do jeito desejado.

Objetivamente o que quero dizer é que, ao mesmo tempo em que algo te frustra, a vida não deixa de acontecer e você pode se abrir para isso, ao invés de resmungar, reclamar, confabular como seria se fosse diferente, se entristecer, se chatear.

A ideia não é não sentir. Pelo contrário, sinta o que te incomoda, mas sem dar vazão a ponto de sucumbir, ou paralisar. Registre a informação de como se sente e olhe com curiosidade para o que se apresenta.

– Na falta disso, o que tenho e não estou valorizando?
– Quando essa relação se encerra, quais espaços se abrem para olhar pra mim?
– Quando aquilo que tanto esperei não acontece, o que está acontecendo agora?
– Se erro, se sai do planejado, se não realizo, quais outras opções se apresentam?

Tudo que é novo, diferente do que imaginou, se apresenta como? Te mostra o que? Te faz rir? Te faz olhar para o entorno?

A gente só precisa se dar espaço para entrar no fluxo do que está acontecendo, pra perceber que está tudo certo.

A próxima oportunidade pode não acontecer, o outro dia, pode não chegar… Uma coisa é certa: o fluxo da vida não para de acontecer, só nos resta a curiosidade de se perguntar: qual é o convite da vez?

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista