Quase 15 anos antes da inauguração da Estação São Francisco,em 1880, em Alagoinhas, outras menores foram sendo construídas entre a capital baiana e o Rio São Francisco. Em 1856, o imperador do Brasil, d. Pedro II, assinou um decreto autorizando a construção da FERROVIA BAHIA and SÃO FRANCISCO RAILWAY, por uma companhia inglesa,que ligaria Salvador ao Rio São Francisco.
A participação dos ingleses assegurava grande parte do investimento,mas toda administração ficaria sob o controle dos estrangeiros. A participação dos brasileiros, em sua grande maioria, era apenas simbólica. Quase todo material utilizado na construção da ferrovia e das estações vinha da Europa, inclusive os tijolos, mas para muitos, à época, a quantidade era questionável.
Entre Salvador e Alagoinhas, podemos notar até hoje, várias pequenas estações ao longo do trajeto original traçado pelos ingleses, com as de Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Catu que faziam parte do percurso rumo ao VELHO CHICO.
A estação de Alagoinhas,foi entregue em dezembro de 1863, mas a partir daí as obras ficaram paralisadas por treze anos, devido a falta de verbas. Só sendo concluída a rota, por completo,em 1896.
Atualmente, a primeira estação ferroviária de nossa cidade, foi totalmente requalificada e passou a ser utilizada pela população como área de transbordo para distritos e municípios circunvizinhos . Ainda assim, vale a visitação para conhecer um pouco mais de nossa história e até registrar belas fotos deste importante patrimônio.
FONTE : Fernandes , Etelvina Rebouças / Do mar do Bahia ao Rio do Sertão: Bahia and São Francisco Railway.
