”Faxinaço” previne contra disseminação de arboviroses

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas promoveu, nesta quinta-feira, 27, um “faxinaço” como parte de uma mobilização no combate às arboviroses no município. A ação contou com a participação de oito agentes de limpeza da Secretaria de Manutenção (Seman) e de sete agentes de combate às endemias. A equipe contou com o suporte de uma retroescavadeira, uma caçamba e um caminhão para a remoção de inservíveis das vias.

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades em alusão à Semana Municipal de Combate às Arboviroses, visando à prevenção e ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre o impacto do lixo urbano e do descarte irregular de resíduos na proliferação do mosquito. O faxinaço se concentrou nas localidades de Nulce Pereira, Parque Imaculada Conceição ate às margens da linha férrea na Santa Terezinha.

“Identificamos alguns pontos críticos e decidimos coletar materiais inservíveis e tudo o que for descartado irregularmente reduzindo o risco de proliferação do mosquito”, explica João Teixeira, gerente de Endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segundo ele, os agentes realizaram visitas domiciliares em toda a região onde ocorreu a ação. “Temos muitos terrenos e áreas de vegetação onde há grande descarte irregular de lixo. Essa ação tem como objetivo eliminar focos do aedes nesses locais, que podem acumular água e favorecer a reprodução do mosquito”, ressalta João.

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista