Memórias que Constroem Mundos

História é a ciência que estuda o passado da humanidade… Mas quem garante que o que está acontecendo hoje, com cada um de nós, terá ou não alguma relevância para a história do mundo?

O caminho que cada um percorre já faz parte de suas memórias. Registrar a própria história pode contribuir, no mínimo, para a construção da identidade do lugar onde se vive.

Muitas vezes, um simples relato pessoal, guardado em um velho diário de cabeceira, exerce grande função na construção coletiva da história da humanidade, fortalecendo e valorizando aspectos culturais que engrandecem a ideia de pertencimento, dando continuidade e afirmação à história local.

Ao longo das eras, quantos grandes relatos foram silenciados? Quantas vozes abafadas? Quantos foram apagados de suas origens para dar glória a falsos heróis, a ideologias e religiosidades ímpares?

Registrar sua história é um ato político de autopreservação social e cultural, essencial para a manutenção das tradições ancestrais de cada povo deste “mundo, vasto mundo”.

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista