Operação no Centro regulariza comércio informal e organiza o trânsito

Os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp) iniciaram, na manhã desta sexta-feira, 5, a “Operação de Controle do Uso do Solo no Centro de Alagoinhas”, com o objetivo de definir parâmetros mínimos para a circulação de pessoas, assegurando maior segurança, conforto e melhor fluidez no trânsito da área. A ação, que acontecerá durante todo o mês de dezembro, contou também com a participação de agentes da Guarda Municipal e da equipe da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

“Fizemos reuniões com os ambulantes, definindo critérios básicos de utilização para a quantidade de cestos, a necessidade de manter o ambiente limpo, evitando usar a via como depósito de mercadoria, deixando exposta apenas a mercadoria que será vendida. A operação é focada no comércio informal, sendo que a Semorp já tem o cadastro dos ambulantes, e estamos, assim, fiscalizando e controlando a presença também de ambulantes que vêm de fora, sem autorização para o comércio e ocupação do solo urbano. A ideia é não permitir que o local fique desorganizado, onde prezamos pela preservação do trânsito e o comércio legalizado”, explicou o secretário da Semorp, Hilton Ribeiro.

Rosenildo de Santana Santos, que trabalha como vendedor de frutas e verduras na região há décadas, contou que a presença da gestão municipal na organização e fiscalização trouxe mais tranquilidade. “Organizar o Centro, principalmente em dezembro, deixa tudo mais fácil e acessível para os nossos clientes, por exemplo. A cidade fica limpa, não tem gente de fora ocupando os espaços. Já tínhamos nos reunido com o pessoal da Semorp, e foi tudo certo, tínhamos consciência dessa fiscalização de hoje, cheguei cedo, arrumei minha barraca tudo certinho e não tive nenhum problema”, enfatizou o comerciante.

Segundo o diretor de Postura e Fiscalização do Uso do Solo da Semorp, Israel Brito, o trabalho também se estenderá para abordagens visando à regularidade de transportes. “Se houver alguém transportando pessoas de forma irregular, com documentação vencida ou faltando algum cadastro, a gente vai buscar a regularização dessas pessoas, encaminhando para a Semorp iniciar o processo com alvará, licença. Quando a pessoa está licenciada, regularizada, isso traz segurança para a população”, frisou o diretor.


De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Wilson dos Santos, a prioridade é o trabalho de conscientização dos comerciantes, dos transeuntes e dos condutores, prezando o cotidiano da cidade. “É um trabalho que a gente faz em conjunto, onde estamos presentes sempre nessas épocas festivas. A Guarda Municipal já montou as equipes para estarmos mais fortemente nas ruas, porque é um mês que tem muita reincidência de assaltos. Estaremos nas áreas que mais demandam nossa presença para trazer maior tranquilidade para os munícipes e as pessoas que vierem de fora também para curtir este Natal aqui conosco”, concluiu.

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista