SENAI promove cursos de qualificação profissional em áreas digitais e aproxima comunidades rurais das oportunidades do mercado

Habilidades hoje presentes em diversas áreas de trabalho, passam  integrar a rotina de moradores do campo por meio da qualificação profissional.

Dominar aparelhos tecnológicos e suas ferramentas tornou-se algo imprescindível nos dias atuais.  Cada vez mais, o mercado de trabalho, assim como inúmeros estabelecimentos e serviços, passou a ocupar espaço no mundo digital. Com isso, cresce a busca por qualificações na área de informática, não apenas para obter conhecimento e domínio desses aparelhos, mas também para se destacar e se inserir em um mercado de trabalho que, rapidamente, acompanha as novas tendências do mundo contemporâneo. 

Com a crescente exigência do mercado de trabalho pelo domínio da informática, bem como de novas ferramentas, como a inteligência artificial (IA), cresce também o número de empregos em áreas correlatas. Segundo dados do LinkedIn, divulgados pelo G1, as profissões ligadas ao uso de tecnologia dominam os empregos que devem crescer no Brasil em 2026. Esse crescimento está relacionado a um mundo cada vez mais globalizado, que passa a exigir maior integração entre soluções digitais e o mercado de trabalho. 

Diante do crescimento contínuo e da ampliação das exigências relacionadas ao domínio de interfaces tecnológicas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Petrobras, tem oferecido, por meio do Projeto Qualifica Ouro Verde, cursos de qualificação profissional voltados à área de tecnologia em comunidades rurais. A disponibilização desses cursos está relacionada à demanda por capacitação de jovens, adultos e idosos, além da ampliação do acesso a recursos digitais. 

Nesta segunda-feira, a comunidade do Imbé, no município de Entre Rios, iniciou o curso de Informática Básica. A formação é realizada de forma presencial na própria comunidade, conforme o cronograma do projeto, e aborda conteúdos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas e interfaces digitais. Durante o curso, são trabalhados conteúdos voltados ao uso de softwares e recursos computacionais, com foco nas funcionalidades essenciais das ferramentas digitais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades básicas no uso da tecnologia no dia a dia.

Para Luciana Cássia, coordenadora de cursos do Senai/Projeto Qualifica Ouro Verde, as capacitações oferecidas se tornam engrenagem fundamental para quem busca não apenas um diploma, mas uma inserção mais rápida no mercado. “Estamos vivendo um momento em que a tecnologia se tornou o novo idioma do mercado. Nosso compromisso é traduzir essas inovações,  garantindo que o trabalhador não apenas acompanhe as mudanças, mas seja protagonista das oportunidades que surgirão.”

Inclusão no acesso à tecnologia

No último mês, a Petrobras realizou a entrega de notebooks a instituições do Terceiro Setor que participam dos Comitês Comunitários ativos nos municípios de Araçás, Alagoinhas e São Sebastião do Passé, na Bahia. A ação integra a política de doação de bens da companhia, que destina equipamentos aptos para uso a organizações e comunidades onde mantém atuação. 

Foram contempladas instituições comunitárias de localidades atendidas pelo Projeto Qualifica Ouro Verde, como Camboatá, Chapada, Fazenda Pindobal, Floresta, Olhos d’Água e Tucum. 

Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde

O Projeto Socioambiental Qualifica Ouro Verde nasce com o propósito de promover a inclusão social por meio da qualificação profissional, impulsionando a geração de emprego, renda e sustentabilidade ambiental nas comunidades próximas às operações da Petrobras. A iniciativa estimula o protagonismo local e cria um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável nos territórios. 

Atuando no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto levará capacitação técnica, com foco em práticas ecologicamente responsáveis, a cerca de 800 pessoas em quase 20 comunidades nos municípios de Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu. As ações terão duração de três anos. 

Informações à Imprensa

João Carneiro – Jornalista / Analista de Comunicação & Marketing

Projeto Qualifica Ouro Verde – SENAI Bahia

E-mail: joao.nc@fieb.org.br

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista