Muito além da cerveja, os bares que ajudaram a formar Alagoinhas

Na terra da segunda melhor água do planeta, segundo dizem, o empreendedorismo no ramo de bebidas sempre foi expressivo em nossa região, apesar da ausência de apoio ou subsídios das grandes empresas e, tampouco, da administração pública local. Ainda assim, muitos desses bares e restaurantes se mantêm ativos há quase meio século, tendo sido palco de encontros marcantes e discussões relevantes para a história da cidade.

Além do carro-chefe, a cerveja ,muitos desses estabelecimentos oferecem as tradicionais comidas de boteco e deliciosos pratos da culinária nordestina, que ajudam a preservar sabores, costumes e memórias afetivas.

Um retrato histórico e cultural dos bares tradicionais de Alagoinhas, espaços que preservam sabores, memórias afetivas e encontros marcantes da vida social, política e econômica da cidade.

Não foram poucos os locais que receberam políticos, correligionários ou não, que ali convergiam e divergiam em debates acalorados, formando e dissolvendo alianças entre um brinde e outro. Como exemplo, cito o antigo Gota D’Água, onde ainda hoje é possível encontrar pessoas influentes degustando petiscos, apreciando a simplicidade aconchegante do ambiente e sua exímia seleção musical nacional.

Na entrada principal da cidade, aos pés da colina onde se ergue a imponente Igreja Inacabada de Alagoinhas Velha, um de nossos mais importantes monumentos históricos , encontra-se o Bar do Barbosa, outro tradicional ponto de encontro dos alagoinhenses. Seu proprietário, já falecido, o senhor Barbosa, era uma figura pitoresca com suas camisas estampadas, chapéu de palha e um jeito rude no trato que, paradoxalmente, mais atraía do que afastava a freguesia, transformando-o em uma verdadeira lenda urbana contemporânea.

Poderia descrever inúmeros outros estabelecimentos, como o Bar do Tião e o Abafadinho. Contudo, deixo aqui registrada a grande importância desses espaços para o desenvolvimento social e econômico de Alagoinhas, além das boas histórias contadas nas mesas de bar e recriadas ao longo dos anos como fonte de diversão, memória e informação.

Bar do Barbosa

Veja também

Mariangela M.

Psicóloga Empreendedora

Railda Valverde

Professora de História

Colunista

seja nosso colunista

Colunista

seja nosso colunista